FNCBH participa de solenidade na Câmara dos Deputados

20/03/2018

 

Na sessão, uma Frente Parlamentar foi lançada e o Fórum Nacional de CBH reforçou a importância de se envolver os Comitês de Bacias nas discussões referentes aos recursos hídricos.

 

A Câmara dos Deputados, em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizou em homenagem ao Dia Mundial das Águas, uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, no dia 16 de março. Na ocasião, foi lançada a Frente Parlamentar de Revitalização dos Rios Brasileiros.

 

A Frente Parlamentar tem o objetivo de promover ações legislativas concretas e estimular medidas para revitalizar os rios do Brasil. O instrumento fomentará, ainda, a análise ambiental estratégica; o zoneamento ecológico-econômico e o adequado ordenamento territorial; promoverá a integração das diversas políticas setoriais nos três níveis de governo (União, Estados e Municípios); e a institucionalização das sub-bacias hidrográficas como unidades de planejamento dos entes federados.

 

 

O presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Hideraldo Buch, participou da solenidade. Para Buch, é fundamental envolver os organismos de bacias nas discussões. “Durante o evento, solicitei ao Presidente da Frente Parlamentar que em todas as audiências públicas, que acontecerão por todo Brasil, o FNCBH seja convidado, já que os Comitês de Bacias estão na ponta e conhecem os problemas dos nossos rios.

 

No evento, também estava presente o Coordenador do Fórum Mineiro de CBHs, Marcus Polignano, que cobrou dos políticos mais responsabilidade com os nossos rios, e que os recursos gerados pela cobrança, que é de implementação de projetos ambientais na bacia hidrográfica, sejam de fato dos CBHs. O Presidente do CBH Baixo Rio Grande (GD-8) e membro do Colegiado Coordenador do FNCBH, representando o Comitê Federal do Grande, Marco Túlio Machado Borges Prata.

 

Matéria produzida por Priscila Rocha 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload