WWF lança ferramenta digital que mede risco hídrico


A ferramenta, capaz de avaliar as bacias hidrográficas brasileiras, mapeia também 400 das maiores bacias hidrográficas do planeta.


A ferramenta lançada pela WWF é totalmente digital e está apta a mapear mais de 400 bacias hidrográficas no mundo.

Lançada a Ferramenta de Risco Hídrico (Water Risk Filter em inglês - WRF) no Brasil. Desenvolvida pela Rede WWF e pela instituição alemã de desenvolvimento DEG, a ferramenta apresenta o mapa do País apontando o risco hídrico de cada bacia hidrográfica de acordo com o tipo de utilização da água.


Gratuita e 100% digital, pode ser acessada aqui ou no seguinte endereço eletrônico: http://waterriskfilter.panda.org/EN/Maps#region/6


A ferramenta pode ser utilizada por empresas, governos e quaisquer instituições que precisem gerenciar de forma sustentável a água. Também fornece orientações sobre o que fazer promovendo a mitigação dos riscos mapeados e apontando para o uso sustentável da água.


A inovadora Ferramenta de Risco Hídrico já foi utilizada por mais de 1.500 organizações de 32 setores da indústria. A ferramenta consegue mapear mais de 400 das maiores bacias hidrográficas do globo.


São mais de 100 indicadores que cruzam os dados de uma grande database e que ajudam as instituições a boas tomadas de decisão. O programa possui adaptações específicas para alguns setores da indústria e está sendo ampliado com dados de alta resolução para cada país. Do ponto de vista do agronegócio, por exemplo, é possível analisar centenas de commodities por meio da WRF. E não somente o diagnóstico é apresentado, mas também centenas de opções de mitigação de risco hídrico!


Segundo a Organização das Nações Unidas, o planeta enfrentará um déficit de água de 40% em 2030; o Fórum Econômico Mundial lista a água como um dos maiores riscos globais nos próximos seis anos. O Brasil está entre os 10 primeiros países a lançar seu mapa de Ferramenta de Risco Hídrico.