Comitês de Bacias Hidrográficas: ENCOB em Aracaju integra os CBHs para o 8º Fórum Mundial da Água

10/10/2017

 

Sendo um dos eventos preparatórios para o 8º Fórum Mundial da Água e o maior evento que reúne os Comitês de Bacias Hidrográficas no país, o XIX ENCOB - Encontro Nacional dos Comitês de Bacia Hidrográfica, evento promovido pelo FNCBH - Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, ocorrerá na cidade de Aracaju-SE, no período de 07 a 10 de novembro de 2017.

 

É a segunda vez que Aracaju recebe o ENCOB que se dará num momento de elevada expectativa pela realização, no Brasil, do Fórum Mundial da Água, que ocorrerá de 23 a 38 de março de 2018 em Brasília. Esta é a primeira vez que esse evento acontece no hemisfério sul.

 

​Durante o XIX ENCOB, os participantes terão oportunidade de apresentar e conhecer experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e, fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados na gestão das águas nos estados brasileiros.


O ENCOB vai tratar também da questão das águas transfronteiriças e das águas subterrâneas com especial atenção. Estes temas vão atrair centenas de pessoas de várias partes do mundo, uma vez que “água compartilhada” é o tema escolhido para 8º Fórum Mundial da Água.​

 

Comitês de Bacias e a gestão da água

 

Um dos principais objetivos do ENCOB é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas. Os organizadores do ENCOB defendem que a gestão das águas deve acontecer de forma participativa e descentralizada, oferecendo à sociedade uma resposta sustentável para a preservação e democratização dos recursos hídricos.

 

Os participantes poderão também discutir os cenários futuros e traçar diretrizes para a atuação do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, estabelecendo metas e diretrizes para a consolidação das políticas públicas da água. O foco é direcionar um olhar diferenciado para o futuro, aproximando conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento.

 

​​ Para inscrição e maiores informações sobre o XIX ENCOB clique aqui.

 

 

 

Aracaju - Vista aérea - Foto César de Oliveira - Acervo EMSETUR
 

Em 2003, Aracaju sediou o  ENCOB.  Em 2017 o evento está de volta à capital de Sergipe.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload