top of page
  • Foto do escritorROGÉRIO TORRES NUNES

Hideraldo Buch e Humberto Gonçalves conversam sobre implementação de Programas e Projetos




Hideraldo Buch, Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia conversou com Humberto Cardoso Gonçalves, Superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre apoio institucional. Foram destacados também os papéis exercidos pelos Comitês; a implementação de Programas e Projetos da ANA; as oficinas realizadas promovidas durante o XXI ENCOB, dentre eles, Humberto cita o ProfÁgua como possibilidade de qualificação técnica e científica para fortalecer as decisões desses espaços; e o funcionamento do PróComitê.


O Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Procomitês, instituído pela Resolução ANA nº 1.190/2016, foi criado para promover o aprimoramento dos comitês de bacia hidrográfica dos estados e do Distrito Federal.


A partir da adesão voluntária dos comitês de bacia hidrográfica, o Procomitês tem como objetivo primordial contribuir para a consolidação desses colegiados como espaços efetivos de implementação da política de recursos hídricos. O programa integra um conjunto de iniciativas semelhantes da ANA, tais como os programas Progestão e o Qualiágua , nos quais o apoio financeiro aos entes constituintes do SINGREH está condicionado ao cumprimento de metas previamente pactuadas e contratadas, com a anuência dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos.


1 visualização0 comentário
bottom of page