top of page
  • Foto do escritorROGÉRIO TORRES NUNES

Encontro Vertentes Litorâneas suas especificidades e articulação para fortalecimento da gestão dos R



Aconteceu na manhã do dia 22/10, durante a programação do XXI ENCOB, o encontro "Vertentes Litorâneas suas especificidades e articulação para fortalecimento da gestão dos Recursos Hídricos"


Tales Oliveira - Ecólogo, membro do CBH Baixada Santista, acompanhou o debate, destacou que o evento contou com a participação de sete estados. Segundo ele, foi muito interessante saber que apesar das diferentes situações, realidades, e ambientes que se encontram os Comitês Litorâneos do Brasil, temos pontos em comum, no evento criamos um consenso de que, apesar de críticos, os temas que nos unem, se trabalhados em conjunto, nos fortalecerão. Precisamos sim, olhar para nossas águas doces, mas sem dar as costas para o Oceano.


Claudia Luiza Manfredi Gasparovic, Engenheira Ambiental do CAGEPAR - Central de água, esgotos e serviços concedidos do litoral do paraná e Comitê: Comitê da Bacia Hidrográfica Litorânea do Paraná (CBHL) acompanhou a atividade e afirma:


A realização do encontro de vertentes litorâneas no XXI ENCOB foi uma excelente oportunidade de diálogo entre comitês cujas bacias possuem tantas peculiaridades e desafios em comum. Para encontrarmos soluções para questões como a intrusão salina e a integração da gestão da bacia com a gestão costeira, inerentes aos ambientes litorâneos, é essencial compartilhar experiências similares. Nesse sentido, a proposta surgida no encontro quanto à realização de encontros regionais e nacionais entre os comitês litorâneos indica um caminho a ser seguido. Assim, esperamos ver em breve a concretização desses eventos, visando ao fortalecimento da gestão de recursos hídricos no país.


A atividade foi promovida por Jociani Debeni, do CBH LN; Maria Emília Botelho, do CBH BS; e Ney Ikeda do CBH RB.






0 visualização0 comentário
bottom of page