top of page
  • Foto do escritorROGÉRIO TORRES NUNES

Segurança Hídrica será debatida durante o XXI ENCOB


 

No dia 22/10/2019 das 14:00 às 16:00 durante a XXI edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacia acontecerá a mesa de diálogo sobre Segurança Hídrica.


A mesa será coordenada por Lupercio Ziroldo Antônio, Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas e Governador honorário do Conselho Mundial da Água.


Sergio Ayrimoraes, Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA apresentará os resultados do Plano de Segurança Hídrica desenvolvido pela Agência Nacional de Águas e sua abrangência no território nacional.


Ailton Francisco Rocha, Superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe dissertará sobre os aspectos da segurança hídrica no Nordeste brasileiro e aponta os avanços e desafios hoje em foco. A gestão das águas no Nordeste Brasileiro representa um desafio a ser enfrentado. É preciso que, tratando-se de fator escasso na Região, a água seja administrada de forma eficiente e eficaz. Assegurar que a água esteja disponível para as diferentes formas de consumo implica viabilizar investimentos de distintas naturezas e, sobretudo, gerenciar cuidadosamente sua oferta e o uso. Isso se torna mais complexo diante da realidade climática da Região e dos vários interesses que envolvem desde as instâncias de governo até as diversas categorias de usuários".


Carlos Varela, Promotor do MP/MG de Uberaba e Coordenador Regional das Promotorias de Meio Ambiente apresentará a visão do Ministério Público sobre a garantia de água [ara as pessoas com destaques aos aspectos de governança e responsabilidades.


Paulo Lopes Varela Neto, Presidente do Comitê de Bacia dos Rios Piancó e Piranhas-Açu apresentará o conceito de segurança hídrica na relação entre o Estado e os Comitês de Bacia, exemplificando sobre o caso do CBH no qual participa. Nessa apresentação será analisado o conceito de segurança hídrica sob a ótica de sua relação com o tema da disponibilidade e do desenvolvimento econômico e social.Na sequência, será contextualizado o papel de centralidade da gestão de recursos hídricos no âmbito da obtenção da segurança hídrica: “água todo o tempo, o tempo todo” , no atendimento às diversas demandas dos usos múltiplos das águas.


Renato Saraiva Ferreira, Diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacia Hidrográfica do Ministério do Desenvolvimento Regional apresentará os programas, projetos e propostas do Ministério para a segurança hídrica nas diversas regiões do país, apontando os desafios a serem enfrentados e a interface com o trabalho dos comitês de bacia.



1 visualização0 comentário
bottom of page