top of page
  • Foto do escritorROGÉRIO TORRES NUNES

Encontro sobre os ODS e os Recursos Hídricos


 

Venha participar do minicurso sobre a agenda 2030, documento que foi assinado em setembro de 2015, mais de 150 líderes mundiais na Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em Nova York, para aprovar a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável. O documento final, intitulado "Transforme o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", foi adotado pelos 193 países. Este documento inclui os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça e combater as mudanças climáticas e garantir água limpa e saneamento básico para todos, sem que ninguém fique para trás até 2030, logo queremos incluir os comitês de bacias hidrográficas do brasil na implementação dos ODS e na construção do desenvolvimento sustentável local e nacional.


A atividade será realizada por Mauro André Santos Pereira, Gesmar Rosa dos Santos, Virgínia Villas Boas Sá Rego no dia 22/10 (terça-feira) durante a programação do XXI ENCOB. Conheça mais sobre os instrutores:


Mauro Pereira é formado em ciências biológicas pela UFRRJ, pós-graduado em Gestão de resíduos sólidos pela Gama Filho, e tem Mestrado em eco toxicologia pela Université Paris – Diderot 7 França . É diretor executivo da Defensores do planeta, Negociador da sociedade civil para América latina na conferência mundial sobre mudanças climáticas -COP 21, Membro do GT de cooperação Sul – Sul para agenda 2030 na ONU – Fórum de ministros de meio ambiente da américa latina e o Caribe – Buenos Aires 2018- Negociador da agenda 2030. Representante da justiça sócio ambiental da América latina na agenda 2030 da ONU – 2019. Representante brasileiro do primeiro fórum da juventude da américa latina e caribe sobre a agenda 2030 – 2018 CEPAL. Coordenador da Agenda 21 – da zona oeste do Rio de janeiro – UNESCO, e membro do CBH Guandu.


Gesmar é pesquisador do Ipea desde 2009, doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB), trabalhou na Companhia de Água e Saneamento de Brasília, no Ministério do Planejamento e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Atualmente realiza estudos sobre políticas públicas de agricultura, inovação tecnológica, energias renováveis, água e saneamento. Possui publicações sobre o ODS 6 - Água e Saneamento e coordenou o projeto de pesquisa da parceria ANA/IPEA/PNUD/IPC-IG. Assessora o IPEA e a Comissão Nacional dos ODS (CNODS) no tema.


Virgínia é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente (UERJ); Mestre em Educação; Licenciada em Ciências Sociais e Bacharel em Sociologia e Política. Atua como docente nos cursos da Universidade Cândido Mendes, campus Nova Friburgo(RJ), e pesquisa os temas cidadania e participação social. Professora aposentada da Educação Básica, trabalhou no Colégio Estadual José Martins da Costa (Nova Friburgo-RJ), onde desenvolveu diversos projetos de Educação Ambiental. Atualmente é representante da Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra no Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima e na Plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras - setor sociedade civil, onde é membro do Diretório Colegiado e Coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização, propondo e acompanhando projetos voltados para o fortalecimento da gestão participativa e integrada dos recursos hídricos, com destaque para ações destinadas à mobilização e capacitação da juventude, como os Fóruns Água e Juventude do Comitê Macaé.



Programação do curso:

9:00 até 10:00 – Mauro Pereira – Defensores do planeta ponto focal da américa latina para justiça sócio ambiental da agenda 2030 – ONU Apresentação da agenda 2030 e os ODS aos CBHS

10:00 até 11:00 – Gesmar dos Santos - IPEA "ODS 6 e a gestão participativa da água: desafios e caminhos para 2030".

11:00 ATÉ 12:00 - Mauro Pereira, Virginia Villa boas Sá Rego – Incluindo a juventude na implementação da agenda 2030 nos CBHS

12:10 FINAL – Foto oficial


2 visualizações0 comentário
bottom of page