top of page
  • Foto do escritorROGÉRIO TORRES NUNES

O papel da educação ambiental e da capacitação na gestão de recursos hídricos


 

A Oficina "O papel da educação ambiental e da capacitação na gestão de recursos hídricos" tem como objetivo reunir educadores ambientais, comunicadores e mobilizadores sociais atuantes na gestão de recursos hídricos, a fim de promover a aprendizagem em indicadores de monitoramento de políticas públicas de Educação Ambiental, por meio do diálogo, da troca de experiências, do aporte teórico-conceitual e da formação de multiplicadores, com vistas ao aprimoramento da Gestão Integrada de Recursos Hídricos.


A atividade será promovida por Especialistas em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas-ANA, será realizada no dia 21 de outubro de 2019 (segunda-feira) durante a programação do Encob.


Público alvo

Membros da CTEM/CNRH, Câmaras Técnicas e grupos de trabalho de Educação Ambiental dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e dos Comitês de Bacia Hidrográfica; poder público, usuários e sociedade civil, gestores de recursos hídricos, estudiosos e especialistas que atuam com educação ambiental na gestão de recursos hídricos.



A Oficina será realizada por Renata Rozendo Maranhão (ANA); Luis Gustavo Miranda Mello (ANA) e Maria Henriqueta Andrade Raymundo (ANPPEA - Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental). Conheça um pouco mais sobre os especialistas:


Renata Rozendo Maranhão

Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas onde atua na área de Capacitação do SINGREH. Presidente da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos – CTEM do CNRH. Atuou durante 15 anos no Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente como técnica temporária em políticas públicas, analista ambiental, gerente de projetos e diretora de educação ambiental. Mestre em Ciências Florestais, Especialista em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal e Graduada em Engenheira Florestal.


Luis Gustavo Miranda Mello

Graduado em Oceanologia pela FURG, Mestre em Aquicultura pela UFSC, Especialista em Recursos Hídricos da ANA desde 2003, atuando na área de capacitação para o Sistema Nacional de Recursos Hídricos e em ciência e tecnologia para a gestão de recursos hídricos. Desde 2014 também atua em processos de planejamento participativo junto aos comitês de bacia hidrográfica.


Maria Henriqueta Andrade Raymundo

Coordenadora da secretaria executiva da ANPPEA- Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental. Presidente do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA). Pesquisadora da Oca - Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP. Perita Sênior em Indicadores do Diálogos Setoriais da União Europeia – Brasil. Pesquisadora no Projeto - Recursos hídricos na Bacia do Paraíba do Sul: integrando aspectos naturais e antrópicos do CCST/INPE, financiado pela CAPES/ANA. Mestra em ciências florestais e graduada em ciências biológicas.



Ementa

A oficina visa mobilizar os diversos atores do SINGREH para discussão de indicadores de monitoramento e avaliação de ações e políticas públicas de educação ambiental desenvolvidas no âmbito das instâncias colegiadas do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Com esse propósito, terá um momento de exposição do processo de construção de indicadores de monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação ambiental, desenvolvido pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental - ANPPEA, seguido de trabalhos em grupo para mapeamento e aprofundamento das ações e políticas públicas de capacitação e de educação ambiental.


Programação

08h30: Apresentações dos participantes​

09h30: Contextualização do processo de construção de indicadores de monitoramento e avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental da ANPPEA​

10h30: Apresentação sobre indicadores, monitoramento e políticas públicas​

12h30: Intervalo para almoço​

14h00: Trabalho em grupo​

16h30: Mesa inspiradora: O papel da Capacitação e das Políticas Públicas de Educação Ambiental no fortalecimento dos Comitês de Bacias



Todas as atividades são gratuitas e haverá emissão de certificado aos participantes.

Para se inscrever no ENCOB, nos cursos e saber mais detalhes sobre o evento acesse o site: https://www.encob.org/encob2019


1 visualização0 comentário
bottom of page