top of page
  • Foto do escritorROGÉRIO TORRES NUNES

Agência promove Oficina sobre o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos


Diretora Gisela Forattini abre a Oficina

 

De 31 de outubro a 1º de novembro, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) realiza a Oficina sobre o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), cujo objetivo é apresentar a ferramenta aos técnicos dos órgãos gestores estaduais e distrital de recursos hídricos. Esta capacitação também visa a capacitar os profissionais na navegação e aquisição de informações do portal e seus subsistemas, na construção de mapas interativos e metadados geoespaciais e na elaboração de mapas temáticos a partir das informações do SNIRH.


A diretora da Área de Planejamento da ANA, Gisela Forattini, abre a programação da Oficina. Em seguida, será apresentada uma visão geral do SNIRH em aspectos gerais, como a gestão da informação e os dados do relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, contidos na ferramenta.


Ainda no primeiro dia, especialistas da ANA apresentam a infraestrutura de Tecnologia da Informação do Sistema, a navegação e aquisição de informações nos mapas interativos do Portal SNIRH, o acesso aos dados dos sistemas vinculados ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos e a construção de mapas interativos na ferramenta.


O segundo dia da capacitação começa com uma apresentação sobre aplicações da utilização da Base Hidrográfica Ottocodificada para a gestão e o planejamento de recursos hídricos. Na sequência há uma apresentação sobre bases de dados e metadados espaciais e outra sobre a criação e edição de metadados. A elaboração de mapas temáticos a partir de informações do SNIRH é o tema que encerra a Oficina.


Participam desta primeira turma técnicos da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA), da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.


Nestes mesmos moldes, a ANA receberá mais duas turmas para participar da capacitação. Uma delas será em 9 e 10 de novembro e a outra será em 16 e 17 de novembro.


O SNIRH


O Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (www.snirh.gov.br) consolida nacionalmente informações sobre a situação das águas do Brasil, como o nível dos reservatórios e dos açudes, a vazão dos rios e a qualidade das águas. A ferramenta também reúne informações sobre os usuários dessas águas, ou seja, sistemas de abastecimento urbano, irrigantes, indústrias. Sendo assim, o SNIRH permite saber quanta água está disponível, em que qualidade e qual é o uso que está sendo feito, informações utilizadas para gestão de recursos hídricos. O Sistema também é um dos instrumentos de gestão definidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos.


Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA


Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA


Fonte: Agência Nacional de Águas - ANA

0 visualização0 comentário
bottom of page