top of page
EDIÇÕES ANTERIORES
XXIV ENCOB 2022

XXIV ENCOB 2022

Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Gestão da Água: Responsabilidade de todos

FOZ DO IGUAÇU-PR

22 a 26 de AGOSTO de 2022

FOZ DO IGUAÇU-PR

Público presente

3306

pessoas

Capacitados 

1809

pessoas

STAKEHOLDERS-2019.png

Sobre o evento

Tendo como tema central “Gestão da água: Responsabilidade de todos”, o XXIV ENCOB - Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas será realizado de 22 a 26 de agosto de 2022, na cidade de FOZ DO IGUAÇU/PR, de forma presencial.


O XXIV ENCOB será realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da Rede Brasil de Organismos de Bacias – REBOB.


A realização dos ENCOBs, desde 1999, tem contado com a crescente participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público, dos Usuários de recursos hídricos, ONGs, Universidades, Municípios, bem como de outros interessados no tema água, como uma oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas.


Para o XXIV ENCOB, considerando todas as medidas sanitárias, por conta do COVID 19,  é esperado um público de aproximadamente 1.000 pessoas, representantes de todos os estados brasileiros, que poderão vivenciar momentos de capacitação por meio de palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogos, consolidando o modelo de protagonismos dos comitês de bacias praticado nas últimas edições.


Dentro da programação, serão abordados os temas: Mudanças Climáticas, Eventos Críticos e Resiliência, Uso Racional, Reuso e Inovação, Planejamento, Regulação e Financiamento, Boas Práticas, Gestão Participativa e Engajamento, enfatizando que a gestão das águas é responsabilidade de todos.


Outro destaque nos ENCOBs é o aumento da participação de estudantes e representantes acadêmicos devido a possibilidade de apresentarem projetos, em formato de painel ou com apresentação oral durante o encontro.


Dessa forma, o XXIV ENCOB será um grandioso encontro, que promoverá a integração dos Comitês de Bacias Hidrográficas de todo Brasil e promoverá o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Fotos

bottom of page