XXI ENCOB 2019 - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - Gestão das Águas - #Falacomitê - 21 a 25 de outubro de 2019 - Foz do Iguaçu - PR - Inscreva-se Gratuitamente

GESTÃO DAS ÁGUAS | #FALACOMITÊ

Governador do Estado do Paraná

O Estado do Paraná é privilegiado pelos seus recursos hídricos. Temos que agradecer a natureza pela riqueza dos nossos rios e a todos aqueles que cuidam da água com parcimônia. Esse recurso natural é essencial.

Entendemos a importância de preservar esse patrimônio. O Paraná implementou ao longo dos últimos vinte anos a Política Estadual de Recursos Hídricos, a partir da Lei Estadual nº 12.726/99, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (responsável pela formulação da política) e do Instituto das Águas do Paraná – AGUASPARANÁ (órgão gestor de recursos hídricos). A criação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), em 26 de novembro de 1999, permitiu ao Paraná completar o arcabouço institucional do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

O Estado exerce suas funções indelegáveis e mantém cenário proprício para o fortalecimento dos oito Comitês de Bacia Hidrográfica. Eles estão em pleno funcionamento e têm exercido papel fundamental no exercício dos instrumentos de gestão dos recursos, principalmente o Planos de Bacia Hidrográfica e o Enquadramento dos Corpos D’Água. O Plano Estadual de Recursos Hídricos também representa uma conquista em prol da água.

Para promover o desenvolvimento econômico e social precisamos efetivar os Instrumentos de Gestão na esfera hídrica, respeitar a representação dos Comitês de Bacia Hidrográfica e tomar as devidas precauções para a conservação do meio ambiente.

Sob este prisma, receber um evento da magnitude do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, na cidade Foz do Iguaçu, entre os dias 21 e 25 de outubro de 2019, significa missão honrosa e de grande responsabilidade. Também expressa uma oportunidade para que todos possamos nos capacitar, interagir e contribuir para a manutenção da qualidade e quantidade de nossas águas, garantindo vida digna para a nossa e futuras gerações.