LOGOMARCA---ENCOB-2021.png
Inscrições
PAINEL-JDBOT.jpg

MENSAGENS DOS REALIZADORES

Hideraldo Buch

Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias - FNCBHS

Hideraldo Buch

Nós seres humanos sempre soubemos da importância do bem comum: a água.


Esta relação com a água está diretamente ligada com a nossa qualidade de vida. Jamais este líquido tão precioso pode nos faltar.  Nestes tempos de globalização, onde parece que o tempo acelerou os problemas do clima e da sociedade, os habitantes deste planeta imenso começam a perceber que sua relação com a água é muito maior do que eles imaginavam.

 

Durante muitos séculos o homem teve a idéia de que á água seria infinita. Durante décadas implementou um modelo de desenvolvimento, que teve como insumo principal para este desenvolvimento á água.


Com todo este aparato, começamos a perceber que todas estas discussões relacionadas ao tema água tinham que ter necessariamente a participação efetiva de toda a sociedade,do poder público e também dos usuários, através dos debates, dentro de uma bacia hidrográfica para a efetiva gestão dos recursos hídricos. 


Eu sempre digo com toda a certeza, que os Comitês de Bacias Hidrográficas no Brasil, órgãos colegiados e que integram os segmentos dos usuários, a sociedade civil em geral e o poder público, vem sempre se posicionado neste cenário atual das nossas águas, como a real base de discussão do Sistema de Recursos Hídricos. São esses protagonistas dos CBHs com suas decisões, que tem promovido a implementação dos instrumentos de gestão previstos na nossa lei das águas 9.433 e claro, com isso, vem desenvolvendo projetos e programas importantes como obras de recuperação e preservação de nossos rios e aqüíferos. Os Planos de Bacias, amplamente discutidos e aprovados dentro dos CBHs, visa, sem dúvida nenhuma, ampliar o debate sobre como preservar e cuidar de nossas águas, para que possamos, dentro da realidade atual, assumir as necessárias políticas públicas para todos os setores.

 

Neste ano de 2.020, mostrando que além do importante trabalho que vem sendo desenvolvido, os Comitês de Bacias se posicionam como articuladores das águas, é com grande satisfação que apresentamos o Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica – ENCOB 2020, em sua XXII edição, evento que o FNCBH realiza juntamente com o Estado do Paraná, na cidade de Curitiba/PR. 


Destacamos a forma participativa como esta proposta está sendo construída. A programação deste Encontro deve atender as expectativas apresentadas nas últimas plenárias do Fórum Nacional de Comitês – FNCBH, a partir da experiência acumulada em seus encontros anteriores, aliado ao compromisso da atual Coordenação do Fórum Nacional em promover essas mudanças esperadas e necessárias.

 

O FNCBH agradece e parabeniza a iniciativa do Governo do Estado de Paraná, em sediar pela segunda vez consecutiva o ENCOB, demonstrando assim um compromisso ainda maior com as premissas da Lei Federal 9433/97 e com as Políticas Estaduais de Recursos Hídricos.


Sinto-me extremamente compromissado com essa grande causa em prol do desenvolvimento sustentável, no qual a temática da gestão compartilhada e participativa dos recursos hídricos ocupa lugar central, animada, sobretudo pelos comitês de bacias hidrográficas, cujo papel é, e continuará sendo, fundamental para o êxito de nossa batalha comum. 


Nesse sentido, o Fórum Nacional de CBHs e o Estado do Paraná, aguardam ansiosamente a presença de todos os CBHs, profissionais da área de recursos hídricos, estudantes, políticos, e demais interessados pelo tema, representantes de todos os estados da federação, demonstrando a alta capilaridade do evento.