top of page

Mensagem dos Organizadores

PAINEL-I-02.jpg

Everton Luiz da Costa e Souza

Presidente do Instituto Água e Terra e CBH Paranapanema

Everton Luiz da Costa e Souza

Particularmente, estou muito feliz e grato em ser o porta-voz do Instituto Água e Terra, dando as boas vindas a todos os Comitês de Bacias Hidrográficas brasileiros, mais uma vez, no nosso Paraná. Satisfação ainda maior, pois estou também presidente do CBH Paranapanema, um dos grandes protagonistas na atual gestão de recursos hídricos do país.


A experiência do CBH Paranapanema é exitosa, graças ao trabalho de mobilização e articulação dos seus comitês afluentes, capitaneados pelo interestadual. A bacia hidrográfica do Paranapanema tem sido piloto para novas metodologias e estudos, e pioneiro na forma de implementar seu Plano Integrado de Recursos Hídricos, de modo a garantir água em quantidade e qualidade, além da segurança energética. E, nesse sentido, o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - Encob representa a maior oportunidade para compartilharmos cases como esse.


O XXI Encob (2019), realizado em Foz do Iguaçu, foi muito bem sucedido e contou com a participação de 1.559 inscritos, sendo 976 membros de comitês, representando 198 comitês de 25 estados. Desde a primeira edição do evento, em 1998, vimos promovendo espaços cada vez mais diversos e interativos, como oficinas temáticas, visitas técnicas e exposições, para discussão e troca de experiências entre os comitês instalados no Brasil.


A transparência e a seriedade com as quais conduzimos os trabalhos no CBH Paranapanema estão alinhadas também àquilo que prezamos no Instituto Água e Terra. Temos como objetivo implementar e integrar os instrumentos de gestão de recursos hídricos: o enquadramento, a outorga, a cobrança pelo uso da água, orientados pelos planos de bacias, e consolidados no sistema de informações.


Sabemos que ainda há muito para ser feito, mas também que, juntos, somos capazes, com informação, experiência, transparência, alegria e entusiasmo!


Convidamos a todos para que se conectem e participem do XXIII ENCOB!

bottom of page