PAINEL-I-MENSAGEM.jpg

MENSAGEM DOS

ORGANIZADORES

Everton Luiz da Costa e Souza

Secretário Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest)

Everton Luiz da Costa e Souza

PARANÁ RECEBE O XXIV ENCOB - ENCONTRO NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS 


Com satisfação, o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, em parceria com o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas REBOB, sediará o “XXIV ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas”, de 22 a 26 de agosto, tendo como sede a cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.


Este ano o ENCOB, observando todas as regras sanitárias em função do COVID 19, será realizado no formato presencial, promovendo o reencontro, de forma responsável, visando garantir o bem estar e saúde dos representantes, dos mais de 240 comitês de bacias do país, com momentos muito ricos de diálogo e capacitação.


Neste contexto, de reencontro entre os representantes dos usuários de recursos hídricos, das entidades civis e do poder público, que atuam nos comitês de bacias, o tema do XXIV ENCOB será: GESTÃO DA AGUA: RESPONSABILIDADE DE TODOS, trazendo a luz os pilares da Política Nacional de Recursos Hídricos da participação, integração e gestão por bacias hidrográficas.


Importante ressaltar que um dos reflexos dos ENCOBs no Estado do Paraná, foi a instituição em 2019 do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias, que é composto pelos comitês de bacias instituídos no Estado, e que tem contribuído para a mobilização e estabelecimento de diálogo com todas as instâncias do Sistema.


O Estado do Paraná é dividido em 16 bacias hidrográficas que, por sua vez, estão agrupadas em 12 Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos, tendo, no momento, nove comitês de bacias responsáveis por elas. A atuação desses comitês é importante para a descentralização do processo de gestão de recursos hídricos e para implementação de instrumentos de gestão, como a outorga, os planos de recursos hídricos e o enquadramento dos corpos d água.


Podemos afirmar que o XXIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é o maior evento de integração pelas águas que acontece em nosso país.


É uma honra novamente ser palco desse evento, que possui papel relevante no cenário nacional e que tanto contribui para a efetivação das Políticas de Recursos Hídricos no Brasil.


Sejam todos bem vindos