Cachoeiras

JORNADA DE

CAPACITAÇÕES

ESTAÇÃO 6 - Gestão da Água é Gestão de Conflitos

SOMENTE PARA O PÚBLICO ONLINE

Moderadora:

 

Iara Bueno Giacomini – Coordenadora de Recursos Hídricos, SIMA-SP

Profissional de recursos hídricos com foco na resolução de conflitos pelo uso da água. É mestre em gestão e governança das águas pelo Instituto de Educação Hídrica (IHE-Delft) da Holanda; mestre em biologia de ambientes aquáticos continentais e bacharel em oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atuou no processo de cooperação hídrica entre Etiópia e Sudão pelas águas do Rio Nilo e estudou o conflito hídrico de Almeria, Espanha. Especialista ambiental do Estado de São Paulo há 13 anos, foi Secretária Adjunta do CBH-LN, atualmente coordena a elaboração de relatórios de situação, planos estaduais de recursos hídricos e atua na implementação das políticas de recursos hídricos e legislações correlatas no Estado de São Paulo.

 

Colaboradores:

Zaki Shubber é advogada pela Universidade de Geneva, especialista em direito internacional da água, governança da água e em resolução de conflitos, sendo mediadora certificada pela CEDR. Coordenou os cursos de direito e hidrodiplomacia no Instituto de Educação Hídrica IHE-Delft da Holanda. Colaborou na modernização da legislação hídrica de vários países do sul e sudeste asiático, e orientou o estabelecimento do programa de mestrado integrado em cooperação e diplomacia hídrica desenvolvido pela Universidade para a Paz, na Costa Rica, pela Universidade de Oregon, nos EUA e pelo IHE-Delft, na Holanda. Atualmente é pesquisadora da Universidade de Queens Mary, em Londres e seu objeto de pesquisa é entender como o direito internacional, especialmente o direito internacional da água, lida com a questão da incerteza no contexto do compartilhamento da água doce, como recurso natural.

 

Stuart E. Bunn é diretor fundador do Australian Rivers Institute, da Griffith University em Brisbane, Austrália, é membro da Agência de Bacias de Murray-Darling (uma das mais polêmicas da Austrália), é membro ativo e presidente de comitês consultivos estaduais e nacionais de ciência, incluindo Healthy Land and Water e o Conselho Ministerial da Bacia do Lago Eyre. Apresenta vasta experiência trabalhando com a indústria e com agências governamentais australianas e internacionais na gestão de recursos hídricos, que inclui ter atuado Comissário Nacional Australiano da Água e como Diretor de Terras e Águas da Austrália. Ele ainda presidiu o tema “Ecossistemas” do Fórum Mundial da Água em Brasília e desempenhou papel fundamental no estabelecimento da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA) entre Brasil e Austrália. Em 2019, o professor Bunn foi nomeado para a Comissão da Terra, organizada pela Future Earth, e em 2022 foi eleito membro da Academia Australiana de Ciências. Seus principais interesses de pesquisa são a ecologia de sistemas fluviais e de zonas úmidas, com foco particular na ciência para sustentar a gestão fluvial.

Debatedor:

Valmir Pedrosa é professor titular da Universidade Federal de Alagoas nas áreas de Engenharia Civil e Ambiental e professor da Agência Nacional de Águas e Saneamento na área de conflitos hídricos. É também especialista nos conflitos da Bacia do Rio São Francisco, tendo participado dos processos de negociação.

 

Objetivos

  • Apresentar e discutir conceitos básicos de gestão de conflitos relacionados com a água

  • Apresentar panorama dos conflitos hídricos no mundo no Brasil

  • Promover troca de experiência com a Austrália

  • Introduzir elementos dos processos de transformação de conflitos aplicados à gestão de conflitos hídricos

 

Programação

10:00 - 12:00

Gestão de conflitos hídricos - o que é e por que é relevante

Conflitos hídricos ao redor do mundo

Conflitos hídricos no Brasil

Estudos de casos australianos: 

  • A Bacia de Murray-Darling

  • Assimetrias hídricas naturais: montante → jusante

Perguntas e Respostas

14:00 - 16:00

3 passos para resolução de conflitos

Perguntas e Respostas

Zona de Possíveis Acordos

Regras de ouro para a gestão de conflitos &
ições aprendidas pelos participantes