Foto: Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau- CCVB (Michele)

SOBRE O ENCOB

Tendo como tema central  “Água - Fator de Vida, Saúde e Desenvolvimento”, o XXIII ENCOB - Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas será realizado de 04 a 07 de Outubro de 2021,  terá como sede a cidade de CURITIBA/PR e será realizado no formato online.

O XXII ENCOB será realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH em parceria com o Governo do Estado do Paraná, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná.

A realização dos ENCOBs, desde 1999, tem contado com a crescente participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público, dos Usuários de recursos hídricos, ONGs, Universidades, Municípios, bem como de outros interessados no tema água, como uma oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas. 

Para o XXIII ENCOB é esperada uma audiência on-line de aproximadamente 5.000 pessoas, representantes de todos os estados brasileiros, que poderão vivenciar momentos de conhecimento por meio das palestras técnicas, visitas técnicas e rodas de diálogos. Assim como na edição anterior do ENCOB, realizada em Foz do Iguaçu/PR, os comitês de bacias serão os protagonistas do encontro, apresentando as experiências e ações que estão sendo realizadas nas bacias hidrográficas.

Paralelamente a este grande cenário de integração e compartilhamento de ações efetivas na gestão das águas, o ENCOB ainda tem fomentado o diálogo sobre temas relevantes como a segurança de barragens, os desastres ambientais, a gestão das águas subterrâneas, entre outros, o que tem trazido inúmeros técnicos e representantes de outros países para participar do evento. Outro destaque nos ENCOBs é o aumento da participação de estudantes e representantes acadêmicos devido a possibilidade de apresentarem projetos, em formato de painel ou com apresentação oral durante o encontro.

Dessa forma, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH, realizará um grandioso encontro no Estado do Paraná, para integrar cada vez mais os Comitês de Bacias Hidrográficas de todo Brasil e promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Objetivos

Os objetivos primordiais das edições do ENCOB são:

  • Possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos; 

 

  • Integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, visando possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor.

 

  • Discutir os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil visando estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface como desenvolvimento.

 

  • Destacar a importância da comunicação e mobilização nos processos de gestão das águas no Brasil pelos Comitês de Bacia, fundamentalmente pelo alcance proporcionado pelos organismos de mídia na referência às experiências exitosas já identificadas.

 

  • Discutir amplamente os compromissos e responsabilidades dos entes do Sistema Nacional de Recursos Hídricos visando a otimização das ações de preservação da qualidade e quantidade de nossas águas.

  • Estabelecer elos entre a boa gestão dos recursos hídricos na sua recuperação e preservação a saúde das populações.
     

  • Debater a interface e integração das políticas federal e estaduais compartilhadamente com os Municípios, apontando as ações necessárias para a implementação de programas e serviços que tragam a recuperação e conservação das águas.

Público-alvo

Tendo em vista as edições anteriores dos ENCOBs, o público participante dos encontros é composto por representantes do poder público municipal, estadual e federal, usuários de recursos hídricos, ONGs, Universidades, e demais interessados no tema. Para o XXIII ENCOB são esperados aproximadamente 5.000 participantes, representantes de todos os estados brasileiros.