top of page

Programação

PAINEL-I-03.jpg

Sexta-feira

25/08/2023

MANHÃ

08h00 às 12h00

Visita técnica

As inscrições para as visitas técnicas poderão ser feitas no stand da SEMARH-RN.


Coordenação: Wagna Dantas / RN


Visita 1 - Barragem de Poço Branco – Trechos produtivos do Rio Ceará-Mirim – Da Barragem até a Fazenda Pituassu.


Objetivo: Visita Técnica ao Sistema Hídrico Barragem de Poço Branco/Rio Ceará-Mirim, transformando cenários de conflitos de uso de água, em alternativas produtivas, através da prática da alocação de água.


Local: Sede do Município de Poço Branco (Capital Federal do Mato Grande). Zona Urbana de Poço Branco/RN (distante 68 Km de Natal)


Saída: 8 horas


Retorno: 12 horas


Descritivo da Visita: A Barragem de Poço Branco (Lago das Águas de Poço Branco), localizada as margens da Sede da Capital Federal do Mato Grande – Poço Branco, no Rio Grande do Norte, foi até meados da década de oitenta, a maior reserva hídrica do Estado do Rio Grande do Norte. Construída concomitante, ao período da fundação da construção de Brasília – tanto a barragem como a cidade que possuem como legado seu nome - Poço Branco/RN, cujas águas armazenadas e regularizadas, permitem a contenção de enchentes sobre os férteis vales úmidos do Ceará-Mirim e Extremoz, no Litoral Oriental deste Estado. Tem como peculiaridade, promover através dos seus diversos usos racionais, desde a utilização para fins produtivos (Cultivo de Camarão, Pecuária, Cana-de-Açúcar Irrigada), como também, é considerada a “Praia do Semiárido” da Região do Mato Grande, por desenvolver atividades recreativas e de formação do Microclima, dádiva para a sede de Poço Branco/RN, em uma região de escassez hídrica, onde todo um cenário de beleza cênica, torna o local de fundamental importância, para a sustentabilidade Socioeconômica e Humanitária do Meio Ambiente.


Vagas: 40 pessoas



Visita 2: Modelo de sistema de recirculação e reuso de água em fazenda de carcinicultura


Objetivo: Visita ao local de Cultivo de camarão da espécie Litopeneaus Vannamei


Local: Fazenda Pituassu (distante 45 km de Natal)


Saída: 8 horas


Retorno: 12 horas


Descritivo da Visita: A visita será realizada em uma fazenda de carcinicultura, localizada em uma região de escassez hídrica, onde a reutilização de água é fundamental para o funcionamento do projeto.


Vagas: 30 pessoas



Visita 3: Parque Estadual Mata da Pipa


Objetivo: Trata-se de uma importante zona de recarga do lençol freático


Local: Tibau do Sul (distante 80 km de Natal)


Saída: 07:30hs


Chegada: 17:00hs


Descritivo da Visita: O local abriga um importante enclave de Mata Atlântica protegido no Parque Estadual Mata da Pipa. Trata-se de uma importante zona de recarga do lençol freático. A região abriga locais de visitação turística reconhecidos internacionalmente e possui uma ocupação adensada com desafios para o abastecimento e saneamento ambiental.


Vagas: 80 pessoas

bottom of page